Piracicaba, 10 de dezembro de 2017
Armarinhos Topos de bolo Lembrancinhas Artesanatos
Home
Novidades
Tratamento de doenças com arte
Arte e saúde, tudo a ver

Contemplar uma obra de arte, pintar ou bordar, põe seu lado criativo para funcionar. Isso pode ajudar a tratar problemas crônicos e distúrbios psicológicos por Débora Mamber | design Giovanni Tinti
Você, que acaba de chegar a esta reportagem, talvez esteja se indagando, um tanto intrigado: o que faz numa revista sobre saúde a deusa que se espreguiça? Em vez de responder à pergunta logo de cara, convido-o a tomar alguns minutos de seu tempo para apreciar os detalhes desta pintura, intitulada O Nascimento de Vênus. Observe o azul profundo do mar e suas ondas. Perceba a luz que emana da figura da mulher e dos anjos que a rodeiam. Deleite-se, assim como ela, esticando o tempo e desfrutando cada volta do ponteiro do relógio.
Você pode não ter notado, mas, nos breves momentos em que sua atenção se voltou para as pinceladas do francês Alexandre Cabanel (1823-1889), sua mente desviou-se das preocupações do cotidiano. Diversas áreas de seu cérebro foram ativadas para compreender cores, contrastes, formas. Até o ritmo da respiração pode ter mudado, ainda que sutilmente.
Pois bem. E a saúde com isso? "Quando estamos doentes, uma das coisas que mais nos ajudam a sair da crise é o entusiasmo", garante a arteterapeuta Selma Ciornai, do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. Ela explica que, favorecido pelo estado de relaxamento, o sistema imunológico responde positivamente. Por esse motivo, a arte vem sendo utilizada como coadjuvante no tratamento de uma série de doenças físicas e emocionais em vários hospitais e institutos do Brasil e do mundo.
Além de encurtar a infância, a puberdade precoce pode levar à baixa estatura. Embora qualquer arte favoreça a criatividade e o entusiasmo, cada forma de expressão artística atua em diferentes áreas da cognição. O Hospital Samaritano, em São Paulo, escolheu o cinema como meio de promover saúde. "A partir de um filme, podemos lidar de modo diferente com o que está acontecendo na nossa vida", afirma a psiquiatra June Melles Megre, coordenadora do projeto Cine Debate, que faz sessões mensais e gratuitas para, a partir do enredo na telona, discutir problemas psiquiátricos.





http://saude.abril.com.br/edicoes/0287/bem_estar/conteudo_241939.shtml
Voltar para página anterior
Como ganhar dinheiro com artesanato? Confira a reportagem do site artesanatopassoapassoja.com.br!!
Profissão de Artesão é Regulamentada
Riquezas do Artesanato Brasileiro
“Descubra o artesão dentro de você”
A Caixa
Artesanato – faz a mente trabalhar e melhora a qualidade de vida
Cromoterapia: terapia colorida
Tratamento de doenças com arte
Novidades em seu email
Nome:
Email:
Enviar    
Evernet Sites e Sistemas